sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prosseguir com Paciência

Presidente Dieter F. Uchtdorf

A paciência — a capacidade de adiar por algum tempo os nossos desejos — é uma virtude preciosa e rara. Queremos o que queremos e queremos agora mesmo. Portanto, o próprio conceito de paciência talvez pareça desagradável e, às vezes,amargo.
No entanto, sem paciência não podemos agradar a Deus, não podemos tornar-nos perfeitos. De fato, a
paciência é um processo purificador que aprimora a compreensão, aprofunda a felicidade, direciona a ação e proporciona esperança de paz.
Como pais, sabemos o quanto é insensato atender a todos os desejos de nossos filhos. Mas os filhos não são os únicos que se estragam quando mimados com satisfação imediata. Nosso Pai Celestial sabe o que os bons pais aprendem com o tempo: para que os filhos amadureçam e atinjam seu potencial, eles precisam aprender a esperar.
 A paciência significa esperar ativamente e perseverar. Significa permanecer em algo e fazer todo o possível: trabalhar, esperar e exercer fé; suportar as dificuldades com coragem, mesmo que os desejos de nosso coração demorem a ser cumpridos. A paciência não é apenas suportar, mas suportar bem!
A impaciência, por outro lado, é um sintoma do egoísmo. É uma característica do egocêntrico. Ela se origina de uma doença muito comum nos dias atuais chamada síndrome do “centro do universo”. Essa síndrome leva as pessoas a acreditar que o mundo gira em torno delas e que todos os outros são apenas coadjuvantes no grande palco da mortalidade, e que somente elas têm o papel principal.
Precisamos aprender que, no plano do Senhor, nossa compreensão às vezes vem “linha sobre linha, preceito
sobre preceito”. Em resumo, o conhecimento e a compreensão exigem paciência.
Muitas vezes, não podemos ver a mão do Senhor em nossa vida até muito depois de as provações terem passado. Geralmente, os momentos mais difíceis de nossa vida são elementos essenciais na formação do alicerce de nosso caráter e abrem o caminho para futuras oportunidades, compreensão e felicidade.
A paciência é um atributo divino que pode curar a alma, revelar tesouros de conhecimento e entendimento, e transformar homens e mulheres comuns em santos e anjos. A paciência é na verdade um fruto do Espírito.
Ter paciência significa perseverar em algo até o fim. Significa adiar a gratificação imediata em favor de bênçãos futuras. Significa conter a raiva e segurar a palavra áspera. Significa resistir ao mal mesmo quando isso pareça estar tornando os outros ricos. Paciência significa aceitar o que não pode ser mudado e enfrentar isso com coragem, graça e fé. Em suma, paciência significa estar “firme, constante e imutável em guardar os mandamentos do Senhor” todas as horas de todos os dias, mesmo quando for difícil.
A paciência é um processo de perfeição. O próprio Salvador disse que em nossa paciência possuímos nossa alma.
As lições que aprendemos com apaciência vão cultivar nosso caráter, elevar-nos a vida e aumentar nossa felicidade.
Trechos tirados da conferência de Abril de 2010

Nenhum comentário: