segunda-feira, 15 de março de 2010

Noite Familiar


Que tomemos a resolução de edificar um lar centralizado no evangelho, um porto seguro que nos abrigue das tempestades do adversário.






A noite familiar desenvolve o amor e a confiança no Pai Celestial. 
Ela amplia a compreensão das pessoas a respeito do evangelho, fortalece as relações familiares e incentiva cada um a desenvolver seus talentos.
As noites familiares, quando bem-sucedidas e regulares, ajudam cada pessoa que dela participa.
Nossa família recebe muitas bênçãos pela realização regular da noite familiar. A participação ajuda cada membro a desenvolver sentimentosde valor. 
Os problemas de disciplina diminuem e aumentam a lealdadee harmonia.
A primeira Presidência emitiu a seguinte declaração: "Nestes últimos anos, temos visto novas forças do mal em ação (…) tentando nosso povo, particularmente os jovens. O programa de Noite Familiar, com o seu potencial para o bem, tem sido de grande ajuda para os pais. (…)Nas nossas noites familiares, e em outras experiências familiares positivas, podemos encher nossa alma com as coisas de Deus, não deixando assim lugar algum para que o mal encontre abrigo em nosso coração e mente".




A Primeira Presidência também disse: "Novamente prevenimos com fervor os pais, para que reúnam os filhos à sua volta com amor, paciência e entendimento, e que os instruam na verdade e justiça. (…) O lar é o lugar principal e o mais eficiente para que os filhos aprendam as lições da vida".


A seguir mostramos um exemplo de roteiro de noite familiar:
Hino de abertura (cantado pela família);
Primeira oração (por um membro da família);
Leitura de um poema ou escritura (por um membro da família);
Lição (pelo pai, mãe ou um dos filhos mais velhos);
Atividade (conduzida por alguém da família e com a participação de
todos;
Hino de encerramento (cantado pela família);
Última oração (por um dos membros da família);
Lanche.

A família pode realizar a noite familiar de diversas maneiras. 
Qualquer atividade que reuna a família, fortaleça os laços de amor entre todos, ajude a aproximá-los do Pai Celestial e os incentive a viver em retidão pode ser uma noite familiar. 
Exemplos dessas atividades em família podem incluir ler as escrituras, discutir o evangelho, prestar testemunhos, fazer um projeto de serviço, cantar juntos, fazer um piquenique ou uma brincadeira, caminhar. Todas as noites familiares devem incluir uma oração.(Guia da Família, p. 7)
Cada uma de nós, como membros de nossa família, pode ajudar a fazer das noites familiares um sucesso. Primeiro, podemos planejar nossas atividades pessoais, a fim de estarmos livres para a noite familiar.
Podemos também cumprir, as designações que nos foram feitas ou ajudar de alguma outra forma na preparação dessa noite. As mães ou filhos mais velhos podem ajudar os menores a se desincumbirem de suas designações durante a semana. As crianças pequenas gostam muito de contar histórias simples, usando um flanelógrafo e fazendo representações diversas. Todas as crianças podem participar, sempre que o pai ou a mãe as incluírem e forem pacientes com seus esforços.
Todos nós podemos melhorar nossas noites familiares, se orarmos ao Pai Celestial para que nos ajude a cumprir nossas designações.

Desafio

Comece a fazer noites familiares regulares. Tenha em mente a fórmula:
planejamento, paciência e oração.
Escreva um princípio do evangelho que você gostaria que sua família aprendesse na próxima noite familiar.

(Texto extraído do blog Eternidade)








Nenhum comentário: